terça-feira, 21 de setembro de 2010

Multinacionais demonstram interesse em mineração na Bolívia

O vice-ministro de Mineração boliviano, Héctor Córdoba, disse que, além do Brasil, estão interessadas em investir no país andino empresas de Estados Unidos, França, Espanha, Rússia, China, Japão, Coréia do Sul, Finlândia e Canadá.
Segundo Córdoba, as empresas de Espanha e Coréia do Sul estão interessadas em um plano para construir duas indústrias de refinamento de zinco nas regiões andinas de Oruro e Potosí, fronteiriças com o Chile.
O Plano Nacional de Desenvolvimento do presidente Evo Morales prevê um investimento de US$ 250 milhões em cada indústria, e a licitação internacional será aberta nos próximos dias, acrescentou Córdoba.
De acordo com o vice-ministro, as negociações com China e com Coréia do Sul também avançaram para explorar ferro na mina de Mutún, na fronteira com o Brasil, em um projeto paralelo ao que é desenvolvido pela mineradora indiana Jindal Steel & Power.
Ele acrescentou que a China também está interessada em explorar ouro, enquanto a companhia sul-coreana Kores comprometeu-se a investir US$ 200 milhões para produzir cobre metálico na jazida Corocoro, a 50 quilômetros de La Paz.
O projeto de mineração boliviano que mais despertou o interesse das companhias foi o de exploração de lítio em Potosí.
O Governo está montando em Uyuni uma fábrica com um projeto-piloto de exploração de carbonato de lítio em pequena escala e, em uma próxima etapa, deve construir uma fábrica maior para atingir escala industrial a partir de 2013 com parceria de uma companhia estrangeira, que será definida em 2011, disse Córdoba.
O vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, afirmou no domingo que a Bolívia recebeu propostas de empresas de Brasil, França, China, Estados Unidos, Rússia e Coréia do Sul.
Em junho, o Ministério da Mineração anunciou que duas empresas finlandesas ofereceram investimento e tecnologia para desenvolver uma indústria de baterias de lítio.
Fonte - EFE

Sem comentários: