quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidente chileno visitará Bolívia em novembro próximo

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, visitará em novembro deste ano a região boliviana de Santa Cruz (este), assegurou hoje a Rádio privada Erbol.
A emisora de radio , que anuncia detalhes do encontro de Piñera com o presidente boliviano, Evo Morais, na recente reunião do MERCOSUL, em San Juan (Argentina), afirma que ambos estadistas inaugurarão um trecho do corredor biocéanico.
Nessa encontro se prevê ademais que também participe o mandatário brasileiro, Luiz Inacio Lula Dá Silva, outro impulsor dessa estrada que fomenta a integração entre os países da região.
Erbol, que cita ao diário A Terça, de Chile, assinala que Morais também convidou a Piñera a jogar um partido de futebol a uns 400 metros sobre o nível do mar, na capital oriental.
O corredor que inaugurarão os mandatarios boliviano, chileno e brasileiro, como mostra de integração, unirá o porto de Santos no Brasil com Iquique e Arica, através de uma rota que passará pelo departamento de Santa Cruz.
Para Piñera, agrega Erbol, esta visita terá uma connotación especial, pois será sua primeira viagem a Bolívia, que coincidirá com as aproximações entre La Moneda e o Palácio Quemado.
Estes contatos começaram a intensificar-se nas últimas semanas, depois das conclusões das equipes negociadoras da chamada agenda de 13 pontos, na que figura o tema marítimo, a cooperação militar, o aproveitamento de recursos hídricos, a colaboração fronteiriça e o intercâmbio comercial.
As equipes, encabeçadas pelos vicecancilleres Fernando Schmidt e Mónica Soriano, reuniram-se em La Paz no passado 13 de julho.
Uma semana depois, o ministro de Defesa do Chile, Jaime Ravinet, e seu par boliviano, Rubén Saavedra, deram outro passo ao encontrar-se em Arica para definir medidas de confiança mútua e depois viajaram à fronteira para certificar um campo desminado.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: