domingo, 29 de agosto de 2010

Correa avaliará no Haiti avanço de compromissos da UNASUL

O presidente do Equador e presidente pró témpore da União de Nações Sul-americanas (UNASUL), Rafael Correa, confirmou hoje que viajará na próxima segunda-feira ao Haiti para avaliar o avanço da ajuda a essa nação devastada por um terremoto.
Em sua habitual prestação de contas sabatina aos cidadãos por corrente radiotelevisiva, desta vez de Borbón, pequeno povoado costeiro da província Esmeraldas e assentamento ritual de afrodescendentes, Correa destacou a necessária ajuda à nação caribenha.
Por causa do terremoto que açoitou o Haiti no dia 12 de janeiro deste ano, os presidentes sul-americanos reunidos em Quito acordaram em fevereiro passado desenhar estratégias para iniciar a reconstrução dessa nação caribenha segundo as prioridades do governo haitiano.
Temos mais de 70 membros do Corpo de Engenheiros equatorianos construindo estradas no Haiti e é uma grande ajuda porque dissemos ao presidente haitiano, René Preval, que os utilize segundo suas prioridades para reforçar a segurança alimentar, afirmou Correa.
"Que satisfatório é ser solidário. No meio de nossa pobreza estamos apoiando na tragédia", agregou e explicou que a ajuda equatoriana não é condicionada, pois o Governo haitiano tem total liberdade de fazer uso do pessoal.
"Nós colocamos o pessoal e a maquinaria e dissemos ao presidente René Preval que considere essa unidade do Corpo de Engenheiros do Exército equatoriano como seu novo Ministério de Obras Públicas para lhes dizer onde ir trabalhar", assinalou Correa.
Também anunciou que entre os dias 6 e 9 de setembro próximo viajará ao Japão e à Coréia do Sul para cumprir uma visita de Estado. Na Coréia do Sul -adiantou- existe interesse de investir na Refinaria do Pacífico, que se construirá proximamente na zona de Manta, província de Manabí.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: