quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Independência da Bolívia é celebrada na sexta em Corumbá

Fortalecendo a parceria entre Brasil e Bolívia, representada por Corumbá e os municípios fronteiriços da província de Gérman Busch (Puerto Suarez, Puerto Quijarro e Arroyo Concepción), os 185 anos da Independência daquele país serão celebrados em ato cívico o município pantaneiro. A solenidade está marcada para as 9 horas desta sexta-feira (6), no Jardim da Independência, como uma realização do Centro Boliviano 30 de Marzo e com apoio da Prefeitura Municipal.
Durante o ato cívico, serão tocados os hinos nacionais das duas nações e também acontecerá uma oferta floral ao busto do marechal Antônio Maria Coelho, herói da Retomada de Corumbá. Como se trata de um evento boliviano, também haverá apresentação de danças típica do país vizinho. Após o ato cívico, as autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes serão convidadas a participar de um brinde (Vino Honor) no Centro Boliviano. A comemoração da data já é uma tradição em Corumbá, pela integração existente entre os povos dos dois países.
A independência da Bolívia foi proclamada em 1809, mas dezesseis anos de luta se seguiram antes do estabelecimento da república, nomeada em homenagem a Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825, pondo fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia. O Alto Peru, mais tarde conhecido como Bolívia, dependia do vice-reinado do Rio da Prata desde 1776. A Constituição sobre a qual a república é governada atualmente data de 28 de outubro de 1880, e se foca em uma política republicana unitária. O atual presidente é Evo Morales.
fonte - AQUIDANA

Sem comentários: