domingo, 7 de novembro de 2010

Lula fala sobre relação com Paraguai e Bolívia

Ao discursar na última quinta-feira (04) durante a formatura de uma nova turma de diplomatas do Instituto Rio Branco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço da política externa durante seus dois mandatos e falou das relações com os vizinhos de continente.
No tocante ao Paraguai e à Bolívia, países com os quais o Brasil enfrentou seus maiores diferendos, Lula ressaltou o clima de igualdade e respeito com que todas as negociações foram desenvolvidas, contribuindo para fortalecer a integração entre países geográfica e culturalmente irmanados.
“Nós nunca tivemos um clima de tranquilidade e de respeito como o que temos com o Paraguai, não clima de subserviência, de senhor de engenho mandando no escravo. É o clima de uma relação de parceria, de confiança. Para nós crescermos economicamente, é importante que todos cresçam conosco”, avaliou.
Lula apontou, também, a melhoria do relacionamento com a Argentina. “Na medida em que o Brasil começou a confiar na Argentina e ela começou a confiar no Brasil, foi o resultado mais exitoso de toda essa relação. Não podemos prescindir um do outro. Não somos adversários, somos parceiros”, disse.
Internamente, porém, o governo petista recebeu pesadas críticas por parte de setores empresariais e políticos contrários à estratégia de “boa vizinhança” no continente. As críticas foram pesadas, principalmente, nos episódios do gás natural com a Bolívia e do impasse de Itaipu com o Paraguai.
Fonte - SopaBrasiguaia.com.br

Sem comentários: