sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bolívia aposta em 2011 a maior produção de hidrocarbonetos

Com um investimento de dois mil 300 milhões de dólares para 2011, Bolívia aposta a uma maior produção de gás natural e petróleo, confirmou hoje uma fonte governamental.
De acordo com o ministro da Energia, Luis Fernando Vincenti, esses recursos serão geridos pela estatal de petróleo Fiscal Bolivianos (YPFB), para também apoiar o processo de industrialização no setor.
Vincenti explicou que ainda se estão recebendo os planos de investimento das empresas petrolíferas privadas sócias a YPFB.
Este investimento será superior aos mil 416 milhões de dólares programados para 2010, dos quais a companhia estatal investe 218 milhões de dólares, as empresas recuperadas uns 247 milhões, e 763 milhões que correspondem às assinaturas privadas.
Segundo a autoridade, no próximo ano os investimentos priorizarão projetos que se executam no sul do país (Tarija e Chuquisaca) e as tarefas de exploração.
O objetivo central do plano, disse, aponta a incrementar a produção diária de gás até 46,3 milhões de metros cúbicos, para cumprir, a partir de junho do próximo ano, com o compromisso de entrega a Argentina.
O novo convênio subscrito com Buenos Aires estabelece o incremento gradual dos volumes de exportação de gás de cinco milhões diários de metros cúbicos neste ano, a 13 milhões em 2013 e que se ampliará a 27,7 milhões em 2026.
Para cumprir com estes compromissos os governos de Bolívia e Argentina investem 98 milhões de dólares na construção do gasoduto Juana Azurduy, que será inaugurado em maio próximo.
Ademais se deve considerar o envio diário de gás natural estabelecidos a Brasil, com um volume de 30 milhões de metros cúbicos, precisou o servidor público.
Fonte - Prensa Latina

Sem comentários: